Sem filtro - Como evitar o tromboembolismo ao voar de avião

Como evitar o tromboembolismo ao voar em avião?

Uma das preocupações comuns de quem precisa fazer viagens longas de avião é o tromboembolismo. Realmente o voo é um período em que existe maior probabilidade dessa condição se manifestar porque o passageiro fica sem movimentar as pernas por um extenso período. Como resultado, o retorno do sangue venoso para o coração fica comprometido e pode levar à formação de trombos nas veias profundas.

Pessoas que já apresentam problemas circulatórios devem ficar particularmente atentas quando viajam. Além disso, cabe ressaltar que os sinais do problema podem ser sentidos ainda dentro do avião ou após o desembarque.

Assim, para garantir que o seu próximo passeio seja mais tranquilo e seguro, é fundamental conhecer alguns cuidados contra a trombose. Neste artigo foram reunidas recomendações simples e eficazes para sua prevenção. Confira!

Medidas para prevenir o tromboembolismo ao viajar de avião

• Em viagens mais longas, tente fazer caminhadas curtas a cada hora, para que o sistema circulatório entre em ação;

• Escolha roupas confortáveis e, preferencialmente, largas, que não restrinjam movimentos. Essas peças contribuem para o retorno venoso adequado;

• Tome bastante água. Além de promover a hidratação, ela incentiva levantar-se da poltrona para ir ao banheiro;

• Evite o consumo de bebidas energéticas e álcool;

• Se possível, use meias elásticas medicinais. Elas auxiliam bastante o retorno venoso e hídrico, reduzindo o inchaço nas pernas.

Exercícios

Determinados exercícios, que podem ser executados no próprio assento, também auxiliam significativamente a circulação do sangue venoso. Certas empresas aéreas, inclusive, trazem o passo a passo em seus folhetos para que todos consigam fazê-los. Os exercícios indicados com mais frequência são:

• Rotação de tornozelo: levante os pés e procure girá-los, desenhando círculos, durante 30 segundos. Lembre-se de manter os dedos voltados para cima. Alterne o sentido do movimento e repita no outro pé.

• Trabalho de panturrilha: com os calcanhares estabilizados no solo, levante as pontas dos pés, apontando para o mais alto que conseguir. Na sequência, coloque o pé inteiro no chão e faça o mesmo movimento, agora mantendo os dedos apoiados e erguendo os calcanhares. Efetue os exercícios por cerca de 30 segundos.

• Elevação do joelho: flexione uma perna e traga o joelho em direção ao peito. Segure o joelho com as mãos e sustente a posição por 15 segundos antes de retornar a perna ao solo. Faça o mesmo movimento com a outra perna e repita 10 vezes.

Em sua próxima viagem, coloque em prática as orientações listadas acima, para prevenir o tromboembolismo enquanto voa no avião. A experiência será mais confortável e você chegará mais disposto a seu destino.

Quer saber mais? Clique no banner!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp